Pular para o conteúdo

RPPN Salto Morato

18/07/2010

No caminho entre Antonina e Guaraqueçaba visitamos a RPPN Salto Morato, um exemplo na gestão de áreas particulares protegidas no Brasil. Sem dúvida é uma das RPPN’s com melhor infraestrutura que conheci. São 2340 hectares de área protegida, com inúmeras atrações para os visitantes, entre as quais estão as clássicas trilhas do Salto Morato e da Figueira do Rio do Engenho. 

  

Bikes na entrada da RPPN Salto Morato.

 

Além disso, a RPPN possui um excelente centro de visitantes, com vários jogos e placas sobre o ecossistema, a fauna e a flora da reserva. Existe também no local um camping e alojamento para pesquisadores e estagiários. As trilhas estão bem conservadas e contam com inúmeros painéis informativos. 

  

Centro de Visitantes da RPPN, ótima estrutura para receber os visitantes.

 

Salto Morato é uma antiga fazenda de criação de búfalos adquirida em 1994 pela Fundação O Boticário. Desde então a área vem passando por um processo de regeneração natural. Apesar dos problemas com o capim braquiária e com a banana-flor (Musa rosacea) é visível a grande recomposição da floresta no local. Além disso, a RPPN possui um importante papel na comunidade local, empregando diversos moradores e fornecendo água para a comunidade ( o ponto de captação de água localiza-se dentro da reserva). 

  

Banana Flor (Musa rosacea) espécie exótica invasora que ocorre na reserva.

 

Nossa visita foi guiada por Gustavo, estagiário voluntário que cursa Gestão Ambiental em Londrina.  Fomos informados sobre os projetos de controle do capim braquiária, o projeto de Educação Ambiental com a comunidade, o Força Verde Mirim, que será realizado em parceria com a Força Verde (Polícia Ambiental do Paraná), além de atividades de plantio de mudas de palmito em parceria com a RPPN Serra do Itaqui (SPVS). 

  

Painel explicando sobre as relações ecológicas do Palmito Jussara, um dos existentes na trilha do Salto Morato.

 

A RPPN Salto Morato possui um programa de estágio voluntário ativo durante todo o ano e um programa de pesquisa voltado para o manejo. Mais informações podem ser fornecidas através do e-mail morato@fundacaoboticario.org.br

Gustavo, de blusa vermelha, explicando ao Diogo e a mim sobre a Banana Flor.

One Comment leave one →
  1. RENATE SCHULTZ DE S. THIAGO permalink
    27/07/2010 22:35

    Estamos acompanhando diáriamente a expedição de voces. Parabéns pela determinação e pelo Blog. Empenho, depois de tudo ainda fazer o relato e postar…Para nós, um privilégio ir acompanhando.
    A torcida é grande. Boa Viagem. Aproveitem
    Joel/Renate e primas

Deixe um comentário